A Nova Jornada da Audiência

Hoje mais 90% da sua audiência não está mais na forma tradicional, ou seja, no “mundo off-line”. 😱😱😱 Pasme! Leia até o final para você entender sobre a nova jornada da audiência.

A Nova Jornada da Audiência
4.8 (95.29%) 102 votos

Não há nada melhor do que ir a um show ao vivo ou numa apresentação e sentir toda aquela energia e vibração do som e da galera, mas… preciso te alertar para algo muito importante.

Você vê de tudo revelado pela internet, aulas de guitarra, violão, canto, mixagem, etc, etc, etc, mas um segredo que os grandes profissionais da música não querem te revelar é como eles realmente fazem marketing para profissionais da música e criam uma audiência e fãs fiéis.

Na realidade o que eles revelam é que você sempre precisa de mega investidores para aparecer na tv, bla, bla, bla…. toda essa baboseira para que você fique refém deles, das grandes gravadoras, de mega investidores, e coisas do tipo que no século passado era a bola da vez, hoje não mais.

E isso aconteceu comigo, pois quando busquei esses conhecimentos de pessoas que já haviam alcançado o auge na música, por muitas vezes fiquei no vácuo e sem respostas, ou sempre ouvia essas besteiras deles.

E depois foram chegando as responsabilidades, as contas, família… e tive que levar a música apenas como hobby, para me dedicar a uma outra carreira profissional, e não quero que isso aconteça com você também.

Por isso vou dividir com você a minha experiência com marketing e estratégias de negócios que são aplicados pelos músicos mais renomados atualmente, mas não são revelados por eles.

E digo isso, pois trabalho profissionalmente com marketing, estratégia e criação de negócios em projetos dentro e fora da música e todos esses músicos usam exatamente a mesma estrutura de negócios, marketing, vendas e publicidade que utilizo, assim como os maiores publicitários do Brasil.

Mas, antes deixa te contar brevemente como cheguei nesse conhecimento de estratégias de marketing e negócios que eles utilizam e não te revelam o que realmente fazem.

Com todas as responsabilidades acabei seguindo a carreira profissional dos meus pais que eram representantes comerciais e nisso fui me aprofundando em marketing, construção de negócios, vendas, investindo ao longo dos anos muito tempo e milhares de reais em capacitação com os melhores profissionais do Brasil, ferramentas de publicidade, etc, etc.

E quero que o cenário profissional da música no Brasil mude, pois muito diferente de um médico, advogado, engenheiro, etc, que tem uma “receita pronta” de como partir do ponto A e chegar no ponto B, profissionalmente falando, os músicos no Brasil não têm.

E se você é musico profissional ou pretende ser um músico profissional, ou seja, viver de música, você precisa entender que a jornada da sua audiência mudou e você não pode negar isso.

Seja você um músico de banda, professor, sideman, guitar-tech, etc, você já deve estar sentindo na pele que cada vez mais as networks (parcerias de negócios) estão sendo feitos remotamente, ou seja, de forma online.

Bem-vindo a Nova Jornada Da Audiência!

A Nova Jornada da Audiência e a Nova Jornada do Consumidor

Esse novo comportamento da audiência tem tudo a ver com a nova jornada do consumidor, que mudou radicalmente nas últimas décadas.

Se você se recordar e trazer a memória, vai se lembrar que seus pais quando queriam pesquisar ou comprar algo, eles saiam de carro e iam para o centro da cidade ou para o shopping.

Hoje em dia, eles simplesmente pegam seus smartphones, tablets, ou computadores e pesquisam pela internet, e na maioria dos casos acabam comprando online mesmo.

Se você notar, isso ocorre com você também, quantas vezes você foi pesquisar por algo para comprar e foi primeiro para a internet?

Hoje em dia mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar algo.

Nessa pesquisa do G1 você pode comprovar o que estou falando.

E esse novo comportamento do consumidor tem tudo a ver com o novo comportamento da sua audiência, pois seu público está cada vez vai online.

Profissões Musicais Que Cada Vez São Mais Online – Saiba o Porquê

Algumas profissões na música, e eu poderia ser mais ousado a dizer que até a maioria delas e até mesmo todas elas estão cada vez mais online, e cada vez menos off-line, e vou citar alguns exemplos.

Endorser

Se você é ou deseja ser um endorse, saiba que hoje algumas empresas preferem que você tenha uma audiência online do que off-line, e isso por vários fatores:

➡ 1º Por meio das suas estruturas online de engajamento com sua audiência, você tem como mensurar e comprovar para as empresas que você tem um público x, e isso dificilmente dá para se comprovar com exatidão o tamanho do seu público off-line e que acompanha o seu trabalho pessoalmente.

Além do mais o público online, é feito por pessoas reais, assim como o público off-line.

E para as empresas o que interessa é o volume de vendas que eles conseguirão fazer por meio da sua imagem atrelada à empresa.

➡ 2º Com as suas estruturas de engajamento online, você tem como impactar várias vezes os mesmos fãs, pois sempre que postar qualquer coisa, sendo por exemplo um vídeo novo, seja, no Youtube, Fan Page, etc, e no seu site otimizado para músico, boa parte da sua audiência será impactada novamente.

E dificilmente você conseguirá fazer o mesmo de forma off-line para o mesmo público, ou seja, a sua exposição para um mesmo público fiel é muito mais eficaz de forma online, e as empresas patrocinadoras têm percebido cada vez mais isso.

Por essas e muitas outras razões é que as empresas estão cada vez mais preferindo músicos, bandas e profissionais da área que tenham uma expressão online cada vez maior.

Professor De Música

Se você é professor de música, já deve ter percebido que está cada vez mais difícil de achar alunos off-line, seja nas escolas de música ou para aulas particulares, e alguns professores percebendo isso já iniciaram a sua busca por alunos na internet, contudo de forma aleatória e sem estratégia de marketing, e estratégia de negócios.

No próximo artigo vou te falar qual a estrutura de negócios ideal para músicos.

Luthier

Se você é um luthier e trabalha somente de forma off-line, você só conseguirá impactar uma clientela da sua cidade, contudo a partir do momento que você começa a migrar a sua estrutura de negócios para o mundo online, você conseguirá impactar pessoas de todo o Brasil.

E com as estratégias certas de negócios e marketing, você conseguirá passar facilmente as fronteiras geográficas.

Prova disso é que eu mesmo comprei minha guitarra de luthieria de forma online e de uma empresa que ficava a mais de 3.000 km de distância da minha cidade.

Além do mais, muitos luthiers são patrocinados por empresas, contudo, se você atua somente de forma local, dificilmente conseguirá ter esse apoio.

Infográfico da Nova Jornada da Audiência

Mais abaixo vou te apresentar um infográfico com a nova jornada do consumidor, mas antes deixa eu te esclarecer algumas coisas.

O intuito desse infográfico não é incentivar a desenvolver o seu trabalho somente em sua casa, mas te mostrar que a cada dia mais a sua audiência está nas mídias sociais, e se você deseja construir e ter uma carreira consolidada, você não pode fechar os olhos para a nova jornada da sua audiência.

Pois caso você queira dar cabeçada em ponta de prego e querer que tudo seja como antigamente, só tenho uma coisa a te dizer: Sinto muito, mas você ficará cada vez mais obsoleto e estará fadado a derrota.

E o melhor é que toda essa estrutura de engajamento online que você criar é muito mais democrática, pois antigamente você precisava ter milhões em investimento e sempre dependia de conhecer pessoas influentes do mercado musical para ter êxito no seu trabalho.

Hoje, você cada vez menos se depende desses fatores, pois você consegue construir um público e fãs fiéis do zero, e da sua própria casa construir a sua carreira profissional na música.

Não pense que estou falando que conhecer pessoas influentes não é importante ou dispensável, pois tudo o que você tiver no seu ciclo profissional de música vai contribuir e agregar na sua carreira, mas, hoje você já não depende dessas pessoas para poder ter uma carreira próspera e consolidada.

Bom, espero que tenha gostado desse artigo e que possa ter contribuido um pouco para a construção e consolidação da sua carreira no mundo da música.

No próximo artigo vou compartilhar a estrutura de negócios ideal para profissionais da música para a retenção da audiência.

Deixe nos comentários a sua sugestão, se você concorda ou discorda!

Não esqueça de compartilhar com seus amigos! Até a próxima!!!

A Nova Jornada da Audiência
4.8 (95.29%) 102 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *